Atividades Curso 100 horas

UNIDADE IV
Ativ. 4.1 - Identifique mudanças que possam ocorrer nos processos de ensino e aprendizagem com a integração das tecnologias.
Não é preciso postar resposta em nenhum lugar. Trata-se de uma reflexão.

Ativ. 4.2 - Acessar o Fórum, tema: Possibilidades de Contribuições das Tecnologias, e registrar alguma característica das tecnologias de informação e comunicação que, no seu entender, pode trazer significativas contribuições ao integrá-las à sua prática pedagógica. Conhecer as características apontadas pelos colegas do curso, criando, com isso, uma rede de reflexão coletiva.
Nos tempos atuais, percebemos a tecnologia invadir o nosso cotidiano em alta velocidade. No ambiente escolar não é diferente. Os alunos utilizam câmeras fotográficas, mp4, celulares e outras tecnologias para comunicar-se e integrar-se com o mundo. Por que, então, não utilizar essas mídias que tanto despertam interesse neles para motivar nossas aulas? Professores devem fazer o diferencial em sua prática pedagógica tornando esses recursos um aliado para a construção do conhecimento, contribuindo para uma educação de qualidade. Como exemplo de TICs que contribuem na prática pedagógica temos a internet como fonte de pesquisas (exploração da história do mundo enriquecido com imagens e nomes que marcaram uma época), releitura de obras ou textos curtos através de montagem de vídeo ou apresentações, softwares educacionais, jogos construídos pelos próprios alunos ou professores e muito mais.
Cristina dos Santos Brandão – Curso 100 horas – Multiplicadora Rosemere

Ativ. 4.3 -Faça uma reflexão sobre vivência ou conhecimento de uma experiência de trabalho com projetos em sala de aula envolvendo o uso de novas tecnologias. Elabore um texto descritivo destacando aspectos relacionados aos conteúdos curriculares trabalhados e aos recursos tecnológicos . Salve com o nome ativ4_3_seunome. Poste o arquivo na “Biblioteca/Material do Aluno”, Tema: Atividade 4.3, subtema: Contribuições das Tecnologias
UNIDADE 4.3

Contribuições das Tecnologias

Ao desenvolvermos o projeto no Colégio Estadual Adelino Terra localizado em Ipiabas, distrito de Barra do Piraí - RJ, com as turmas do 6º ano de escolaridade, percebemos a satisfação dos alunos ao participar da atividade. O trabalho envolvia a CONSTRUÇÃO DE TEXTOS, utilizando o PROGRAMA MUAN. Os alunos demonstravam muito interesse, mesmo sem entender como simples fotos iriam se tornar histórias animadas. Só de observarem as fotos que eram tiradas de cada movimento no cenário construído por eles, o desejo era de estar integrado cada vez mais.
Com o uso da tecnologia, as turmas tiveram a possibilidade de utilizar a escrita para descrever ideias, comunicar-se, trocar experiências, produzir histórias, representar e divulgar o próprio pensamento, trocar informações e construir conhecimento, num movimento de fazer, refletir e refazer, que favorece o desenvolvimento pessoal, grupal, bem como a compreensão da realidade.

Equipe: Cláudia Oliveira, Cristina Brandão, Cristina Ramos, Eloá Ramos e Marcilene Panizzi.

Ativ. 4.4 - Eleja um representante e um nome para seu grupo(até 4 membros). Debata com os colegas de grupo sobre as experiências de seus membros relacionadas ao uso de tecnologias no currículo. Registre uma síntese no editor de texto. Poste o arquivo na “Biblioteca/Material do Aluno”, Tema: Atividade 4.4, subtema: Uso de Tecnologias no currículo.
Atividade 4.4
O Uso da Tecnologia no Currículo
Conversando em grupo, percebemos que devemos aliar tecnologia e currículo potencializando assim a transformação em sala de aula, pois esta aliança gera aprendizagem ativa, uma vez que os alunos se identificam muito mais com aulas em que a tecnologia é utilizada e desta forma aprendem novas e múltiplas linguagens.
O objetivo é refletir sobre essa integração, pois hoje são inegáveis as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, quando o professor tem objetivos claros na sua utilização, conhece os recursos que utiliza e integra-os ao seu projeto curricular.
Esta integração permite mudanças na aprendizagem, no ensino redimensionando o papel da escola e do professor, através do uso das tecnologias no desenvolvimento de projetos com os alunos, transformando a sala de aula em um espaço que enfatiza a construção e a reconstrução de conhecimentos por meio de interações e de reflexões.

Atividade 2.3 - O que é hipertexto segundo você e outros autores ?

“...hipertexto seria um texto multidimensional. Talvez possamos estabelecer uma maior distinção entre o texto “tradicional” e o hipertexto, adotando a diferença entre sistema aberto e sistema fechado. Textos tradicionais funcionam como sistemas fechados em si mesmo. Já hipertextos, funcionam de modo equivalente a sistemas abertos...”
http://www.nahipermidia.com/blog/?p=42
"Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Hipertexto é um texto que nos dá a possibilidade de agregar novos conhecimentos através dos vários links que possui. Ele se expande na medida em que vamos 'linkando' e descobrindo novos caminhos que se tornam interessantes pois podem estar em formato tanto de gráficos, vídeos e áudios, como também de outros textos.

Unidade 2 - Percepções ao navegar por hipertextos

Bom... Eu já gosto de muitas vezes estar à deriva... ;)
E achei muito gostoso também ‘navegar’ da mesma forma, principalmente por ser deste jeito mesmo: sem preocupações, sem receios de onde vou ‘aportar’, sem medo de errar ou de acertar (adorei isso)...
Como nem sempre temos tempo pra sair navegando por aí, totalmente à deriva, com a finalidade de explorar mesmo... foi melhor ainda.Porque mtas vezes achamos que navegar à deriva iremos encontrar coisas ruins, mas podemos também encontrar coisas maravilhosa !
Mas o relógio e o tempo cismam em nos trazer pra realidade, então vamos lá...
Navegando no http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto, e clicando em alguns dos vários links, percebi que meu conceito de hipertexto se expandiu.
Se bobear, a gente se perde neles, pois são tantos lugares a explorar... E um acaba ‘puxando outro’... mas, como tinha um objetivo pré-estabelecido, que era o de realizar esta atividade, não me perdi não. Cada vez que sentia que estava me ‘afastando’ muito, eu retornava ao caminho inicial, pra sair ‘à deriva’ novamente.
Com isto, fui parar em vários lugares inusitados, às vezes dentro do próprio site, e outras pra mais longe: para outros sites e ‘me peguei’ até mesmo fazendo downloads que programas que me interessam.
O mais interessante é que, muitas vezes ao clicar num determinado link a gente não encontra o que esperava, mas continuando a navegação, nos deparamos com o que queríamos. Isso é fantástico!

Atividade nº 7

Projeto Para a Atividade 7 - Jornal Na Sala de Aula Projeto Para a Atividade 7 - Jornal Na Sala de Aula cris

Atividade n] 06

Como trabalhamos na mesma escola resolvemos fazer muitas de nossas atividades em dupla. A escola hoje oferece cada vez mais espaço para novas tecnologias, ficando a cargo da mesma o incentivo e a preparação para que nossos alunos façam o uso corretamente a fim de que possam estar utilizando não somente em seu ambiente escolar, mas também em casa ou até mesmo em Lan Houses tão comuns nos dias atuais, tornando-os pessoas mais independentes , mais informados, capazes de realizarem tarefas que antes eram vistas com dificuldades.

Atividade nº 5

Aproveitei o tema sobre a Dengue onde foi escolhido como um de nossos casos de sucesso para o Aniversário do NTE e como é um assunto que está sempre na mídia resolvi falar da necessidade de todos se cuidarem para que não venham adquirir essa doença, que a princípio parece não ser tão grave.Mas como todo brasileiro sempre a cha que com ele nunca acontece nada, devemos estar sempre em alerta, evitando o que todos já estão cansados de saber sobre acúmulo de água em determinados locais, lixo em excesso, etc...Aproveitando a matéria do Conexão professor ainda sugeri que alguns de minha escola olhassem e seguissem os exemplos sugeridos.

Atividade 4

Tecnologias em nossa escola ativ. nº 4 Tecnologias em nossa escola ativ. nº 4 Eloá dos Santos Ramos

Atividade 3


As atividades encontradas nas esclas hoje em dia são baseadas em projetos, uma forma inovadora de romper com as prisões curriculares e de dar um formato mais ágil e participativo ao trabalho dos educadores.

Com o uso das novas tecnologias muitos ainda se tornam irredutíveis diante de uma tela de computador, mas a escola precisa exercitar as novas linguagens que sensibilizam e motivam os alunos, e também é preciso combinar pesquisas escritas com trabalhos de dramatização, de entrevista gravada, propondo formatos atuais como programas de rádio, reportagem de jornal, um vídeo, etc...

A motivação dos alunos aumenta a medida em que se ve valorizado mesmo que diante de um texto com erros ortográficos, mas digitado por ele. Quando se utliza o computador, adquire-se uma nova dimensão e proposta inicial não se muda, isto é, apenas enriquece-se.

Atividade nº 2

Os alunos são desmotivados, a tecnologia trará aos alunos o desejo de conhecer melhor essas novas ferramentas que serão utilizadas com o uso das novas tecnologias.
Como educadora o uso das tecnologias ainda irá prevalecer o lado crítico, inovador, não ser acomodado e ter coragem de enfrentar as resistências e principalmente, não ter medo de errar.

Quem sou eu ?

Sou professora primária, ingressei no Estado no ano de 1984 e desde então trabalhei com Classe de Alfabetização, que é o princípio de tudo. Sempre procurei inovar minhas aulas através de jogos, músicas, brincadeiras, etc..para que os alunos não caíssem numa rotina, resumindo tudo isto sempre fui um pouco palhaça para meus alunos, tentando enriquecer meu trabalho. E facilitando assim a aprendizagem dos mesmos.
Hoje estou prestes a aposentar e ainda acreditando que a Educação não só pode, mas vai mudar com o uso das novas tecnologias, desde que sejam usadas corretamente, pois ainda encontramos muitos alunos que se aproveitam dos novos recursos e sequer buscam o prazer de realizar suas tarefas, visto que as encontram prontas na Internet.
Acredito ainda na educação, pois acredito nos jovens e através deles poderemos mudar até mesmo uma Nação.

Sejam Bem vindos!

Espaço criado para aqueles que gostam e acreditam que a Educação se concretizará com o uso das tecnologias, quando todos nós ousarmos.
Que este curso seja de grande valia!